[ editar artigo]

2.4 GHz x 5 GHz: quais são as diferenças entre essas duas frequências de rede Wi-Fi?

2.4 GHz x 5 GHz: quais são as diferenças entre essas duas frequências de rede Wi-Fi?

É preciso ficar de olho para utilizar a frequência correta na qual os aparelhos de casa inteligente funcionam

Se você já tem um roteador mais novo na sua casa, deve ter percebido que quando ele cria uma rede Wi-Fi de cara já são disponibilizadas duas opções: uma rede padrão, de 2.4 GHz, e uma rede de 5 GHz.

Muitas vezes elas podem ter o mesmo nome e a mesma senha. Faz alguma diferença escolher uma ou outra? Faz sim e você pode garantir um melhor funcionamento dos seus eletrônicos se souber escolher a rede certa. Veja como as diferentes frequências impactam no desempenho.

Casa conectada? Use a rede 2.4 GHz

Muitas das pessoas que tentam usar itens de casa conectada pela primeira vez esbarram na mensagem de erro “não foi possível conectar à rede” – e na maioria dos casos isso se deve ao fato de terem escolhido a rede 5 GHz. Isso porque esses eletrônicos operam apenas na frequência de 2.4 GHz.

As rede de 2.4 GHz têm um maior alcance quando comparadas com as de 5 GHz. Portanto, lembre-se: se você quer chegar mais longe, escolha a rede de 2.4 GHz. Por outro lado, as redes de 5 GHz fornecem velocidades maiores – algo que não é tão essencial assim em produtos de automação.

Em outras palavras: a rede 5 GHz é melhor para ser utilizada em TVs, PCs e smartphones, pois permite que o usuário assista a conteúdos que demandam maior largura de banda – como filmes e séries em streaming ou jogos online. Já a rede 2.4 GHz prioriza a estabilidade, o que é mais interessante para os itens de casa conectada.

O comparativo abaixo mostra qual é a relação de alcance e velocidade que os diferentes tipos de frequência Wi-Fi têm.

Comparação de alcance – 2.4 GHz x 5 GHz

Fonte: Oficina da Net - https://www.oficinadanet.com.br/internet/32268-wi-fi-2-4-ou-5ghz-quais-diferencas-e-qual-devo-usar

Comparação de velocidade – 2.4 GHz x 5 GHz

Fonte: Oficina da Net - https://www.oficinadanet.com.br/internet/32268-wi-fi-2-4-ou-5ghz-quais-diferencas-e-qual-devo-usar

É importante ficar de olho no seu roteador

Se você utiliza um serviço de internet banda larga por fibra óptica, que já fornece um roteador, é bem provável que ele já seja compatível com os padrões 2.4 GHz e 5 GHz. Por outro lado, planos de dados mais antigos podem fornecer equipamentos que não sejam do tipo dual-band, ou seja, compatível com as ambas as frequências.

Nesse caso, ainda que a frequência de 2.4 GHz seja a única disponível – o que não vai impedir você de usar os produtos de casa conectada – o ideal é buscar equipamentos mais novos para não correr sobrecargas na rede. O excesso de equipamentos ligados a uma mesma rede pode fazer com que alguns itens não funcionem de forma satisfatória por falta de banda.

Fonte: Oficina da Net - https://www.oficinadanet.com.br/internet/32268-wi-fi-2-4-ou-5ghz-quais-diferencas-e-qual-devo-usar

Esses picos de congestionamento podem deixá-lo “sem conexão” por alguns instantes, resultando em uma pior experiência de uso.

Por fim, fique atento ao tamanho do local no qual os itens de casa inteligente serão instalados. Certifique-se de que o sinal de Wi-Fi chega aos cantos mais distantes da casa. Se isso não ocorrer, busque soluções como repetidores de sinal ou roteadores de maior alcance.

Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente Seguir

Somos o perfil oficial da Comunidade Casa Inteligente! Garantimos trazer o melhor conteúdo e ajudar com dicas sobre automação residencial aqui todos os dias. 💡

Ler conteúdo completo
Indicados para você