Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A importância da capacitação de profissionais para um crescimento consistente do mercado de casas inteligentes

A importância da capacitação de profissionais para um crescimento consistente do mercado de casas inteligentes
Instituto da Automação
dez. 10 - 2 min de leitura
000

Nos ultimos anos notamos um incremento considerável nos negócios que envolvem o mundo da Automação Residencial, ou "casas inteligentes e conectadas". Partindo de um percentual de apenas 0,5% de casas inteligentes no Brasil em 2015 (aproximadamente 300 mil), as mais recentes projeções consideram que no final de 2021 já estejamos alcançando cerca de 2,5 milhões de casas com equipamentos inteligentes e existe um potencial para chegar no final de 2025 com quase 10 milhões!

Como informação adicional: enquanto o PIB do Brasil deve ter um crescimento em torno de 18% de 2021 até 2025, o mercado de casas inteligentes pode alcançar um cescimento de até 170%, ou seja, quase 10 vezes maior que o PIB (media da economia)! Ou seja, são numeros muito importantes e que possibilitam que empresas e profissionais do setor façam suas projeções e seu planejamento para atenderem esta considerável demanda. 

Assim, novas tecnologias e produtos inovadores estão num horizonte cada vez mais próximo e excitante, moradores vão ampliar suas escolhas e colher muitos novos beneficios com isto. Parece então um cenário ideal e promissor. Realmente é! No entanto, temos um importante fator a ser considerado ainda: a formação e capacitação de novos profissionais, aqueles que realmente vão possibilitar que toda esta tecnologia atenda os usuários com qualidade, personalização e custos compatíveis.

Como se trata de um mercado ainda muito novo e, além disso, em constante atualização, tanto escolas tecnicas como de nivel superior ainda não possuem programas especificos para atender esta demanda. Portanto, este desafio está sendo tratado no âmbito das próprias empresas fornecedoras (fabricantes e distribuidores) e por algumas entidades, entre as quais o Instituto da Automação que reune uma ampla gama de treinamentos (online e presenciais) para atender a capacitação destes profissionais.

Entendemos que somente com a inserção no mercado de profissionais devidamente capacitados e atualizados é que poderemos atingir as metas de crescimento tão esperadas por todos participantes ativos deste mercado.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você