[ editar artigo]

A tecnologia aproxima ou afasta?

A tecnologia aproxima ou afasta?

Hoje me peguei refletindo nas dificuldades que tínhamos há até pouco tempo atrás para nos conectar com pessoas distantes.

Apesar de ser jovem – tenho 28 anos – eu moro até hoje em uma cidadezinha do interior, e os avanços tecnológicos demoram um pouco para chegar aqui rs’

Quando eu era adolescente, frequentava lan houses para entrar em bate-papos e conhecer pessoas de todo lugar do mundo, depois vieram as redes sociais, smartphones, e hoje temos uma facilidade enorme para nos conectar com quem quiser, de qualquer lugar do mundo, com um simples toque.

Acontece que, ao mesmo tempo, vemos essa velocidade de informação aproximando quem está longe, mas afastando quem está perto. Quantas vezes nos vemos em uma reunião de amigos onde estamos mais preocupados com as redes sociais do que com a conversa? Ou naquele jantar com a pessoa especial em que o olho na tela é mais frequente que o olho no olho?

Na minha opinião, toda tecnologia tem o intuito de facilitar nossas vidas, mas o bom senso no uso, cabe somente a nós. E ainda mais importante que a tecnologia, é a humanologia! Que tal aproveitar dos recursos que se têm para deixar tudo ainda mais humano?

Programar a iluminação da casa para um ambiente mais aconchegante, separar a playlist do casal para a Alexa tocar no momento certo, registrar o encontro com os amigos e depois guardar o celular. Acredito que nosso dever é utilizar de todas as ferramentas existentes para melhorar as experiências humanas.

E você, acha que a tecnologia afasta ou aproxima?

Comunidade Casa Inteligente
Dani Amaral
Dani Amaral Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você