[ editar artigo]

Automações com iluminação: quais são as suas?

Automações com iluminação: quais são as suas?

Não sei você, mas eu tenho um dilema: ao mesmo tempo que adoro o mundo da casa conectada, sei que não exploro as automações no tanto que poderia. E o mais engraçado: o pouco que usei, percebi me ajudou bastante. Então pensei: a  Comunidade Casa Inteligente é o lugar certo para a gente se ajudar!

 

Então vou compartilhar as minhas automações (são bem simples, mas que podem ajudar alguém): 

- Para acordar: quando trabalho presencial, preciso levantar mais cedo. Para tornar esse momento mais agradável, programei para que a minha Smart Lâmpada Retrô acenda próximo do horário de levantar - ela está instalada no meu abajur. 

Como fazer: seleciono a Smart Lâmpada Retrô, e depois clico nesse calendário:

Depois, clico no botão "novo agendamento", seleciono "ligar", escolho quais dias da semana e o horário. Parece longo, mas na prática é bem intuitivo e rápido. 

Como me preocupo com o consumo de energia (meio ambiente agradece - e o bolso também 🤣), segui o mesmo passo a passo para um agendamento de "desligar". A Smart Lâmpada Retrô tem o tom certo para me ajudar a despertar, mas para levantar e seguir com a rotina preciso acender a luz do teto. 

Quando eu tiver aquele Smart Painel Led, penso em criar a automação para que o abajur desligue e o painel acione. Isso também vai me ajudar a entender se estou no horário ou atrasada. 😂

 

- Para dormir: estou querendo criar uma rotina de leitura e a iluminação é essencial para que isso aconteça sem prejudicar os olhos e não atrapalhe o sono.

O fato: a Smart Lâmpada Retrô está no abajur, mas não fica perto da minha cama. Como também mencionei, a iluminação do teto (ainda) não é inteligente - e o interruptor fica longe (sim, eu quero o tal Smart Interruptor também, mas vamos por partes haha). 

A solução: nos dias da semana escolhido, eu aciono a Smart Fita Led Multitemperatura no brilho ideal (coloquei ela próxima da cama justamente para evitar a preguiça de levantar para apagar a luz e pular o momento leitura). Vale destacar: eu achei que ela me incomodaria por conta da iluminação estar próxima aos olhos, mas ela é muito boa! Achei melhor do que quando tinha abajur por perto. 

Opção de automação: durante a semana, para não perder a hora de dormir, programo para a Smart Fita Led Multitemperatura para ficar na iluminação que gosto de leitura e, no horário que preciso dormir, a Smart Lâmpada Retrô acende enquanto a smart fita desliga. Claro que deixei uma automação para ela desligar depois de um tempo para não esquecer ela acesa! 

 

Por enquanto é isso o que uso na iluminação por aqui!

E você, tem alguma automação por aí? 

 

 

Comunidade Casa Inteligente
Ler conteúdo completo
Indicados para você