Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como as cores da iluminação podem influenciar no humor?

Como as cores da iluminação podem influenciar no humor?
Comunidade Casa Inteligente
abr. 4 - 3 min de leitura
000

 

Temperatura de cor e até mesmo as tonalidades impactam diretamente na maneira como reagimos ao ambiente à nossa volta

Certamente você já passou pela seguinte situação: colocou uma lâmpada em um determinado cômodo, mais forte, e viu que de repetente ele parecia “diferente”. A iluminação tem um poder significativo sobre cada um de nós e pode influenciar diretamente no nosso humor.

Leve em consideração que passamos a maior parte do tempo em ambientes fechados. Quarto, sala, cozinha, escritório, banheiro... Onde que que você esteja, provavelmente há uma luz acesa ao longo do dia para permitir que você enxergue o que está fazendo. Pois bem, essa luz pode despertar sensações em você, ainda que de forma inconsciente.

Luz afeta o humor? 

Sim. Há diversas funções do nosso organismo que são reguladas pelo relógio biológico, ou seja, a maneira como nosso corpo compreende um intervalo de tempo de 24 horas. O artigo “Os efeitos da intensidade e temperatura de cor no novo ciclo circadiano do homem” mostra isso de forma técnica – e você pode se aprofundar no assunto se quiser.

Simplificando os resultados dos estudos: luzes brilhantes e fortes no período da manhã e no início da tarde podem servir de estímulo e motivação para que você desempenhe suas atividades de forma mais eficiente. O oposto também é válido. Assim, luzes difusas e de baixa intensidade no fim do dia podem ajudá-lo a relaxar e até mesmo a dormir melhor.

Quando falamos da influência da luz no nosso humor não nos referimos apenas à intensidade do brilho, mas também à tonalidade de cor. As luzes mais azuladas, por exemplo, funcionam melhor como estimulantes enquanto as amarelas têm características mais aconchegantes.

Você pode combinar esses efeitos com cores: por exemplo, uma luz mais difusa na cor vermelha é perfeita para criar um clima especial para um jantar romântico. Já para receber os amigos, uma luz amarelada por dar uma sensação de acolhimento.

Por que lâmpadas inteligentes são essenciais nesse sentido?

É cada vez maior o número de profissionais de arquitetura que recomendam o uso de lâmpadas inteligentes em seus projetos. Isso se deve especialmente a dois fatores: o baixo custo de aquisição somado à facilidade de instalação e uso; e a flexibilidade que esse tipo de equipamento proporciona.

Em primeiro lugar, não é necessário fazer nenhum tipo de mudança na estrutura da sua residência: basta rosquear a lâmpada nova ao bocal já existente e pronto. Depois de pareá-la com o seu smartphone via aplicativo, o controle de luminosidade passa a ser total pela tela do celular.

O segundo aspecto é a flexibilidade. Com uma única lâmpada você é capaz de transformar completamente um ambiente, apenas mudando a intensidade de brilho e as cores da lâmpada. Trata-se da maneira mais simples de criar ambientes sob medida sem precisar fazer nenhum tipo de reforma.

Experimente: compre uma lâmpada inteligente, coloque-a no cômodo em que você passa mais tempo no dia, e experimente as possibilidades. Configure-a para deixá-la brilhando de forma intensa nas primeiras horas do dia, e deixe que ela apresente cores mais suaves no fim do dia. Utilize essa configuração por algumas semanas e veja se ela não fará uma boa diferença na sua percepção. 
 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você