Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como era sua vida antes de ter a casa automatizada, você se lembra?

Como era sua vida antes de ter a casa automatizada, você se lembra?
Guilherme Mendel Bastos
mar. 24 - 3 min de leitura
010

O que hoje é rotina, no passado foi visto como algo de outro mundo – e você viveu tudo isso.

Se você nasceu nos anos 90 ou antes disso, certamente vivenciou um mundo muito diferente do atual. Sem smartphone, para entrar em contato com alguém era preciso pegar o telefone e ligar.

Serviços de streaming não eram uma alternativa viável e comprar CDs ou ir à videolocadora faziam parte da sua rotina. Quando falamos de automação residencial as diferenças eram ainda maiores. Os custos de recursos como esses eram proibitivos para a maioria das pessoas e a instalação desses itens não era nada fácil.

Ligar a lâmpada sem precisar tocar no interruptor? Nem pensar. E o que falar de outros recursos como smart plugue ou câmeras de segurança com monitoramento à distância: nada disso existia e o que começava a ser desenvolvido era caro demais ou não estava disponível no Brasil.

A tecnologia evoluiu demais na última década

As coisas mudaram muito nos últimos anos, não é mesmo? Pense na mais simples das rotinas que você tem com um dispositivo inteligente. Aquela que você automatizou e já faz parte do seu dia a dia de uma forma que você não imagina mais como é viver sem ela. Pois é, saiba que há poucos anos as coisas eram diferentes – e talvez você não tenha se dado conta disso.

Todos os dias surgem novidades tecnológica criadas sob medida para nos impressionar. No começo elas parecem distantes, pois são caras e não estão disponíveis por aqui. Com o tempo elas vão chegando, os preços vão baixando e quando menos esperamos elas estão incorporadas à nossa rotina. Simples assim!

Você pode até ter lembranças de como a vida era melhor quando você era mais jovem – temos tendência a recordar com saudade os dias de infância. Porém, quando se trata de tecnologia as coisas são diferentes. Os recursos que existem hoje estão aí para facilitar a nossa vida e permitir que tenhamos mais tempo para usufruirmos.

É por esse motivo que não vale a pena lutar contra a tecnologia. Muitas pessoas ainda torcem o nariz para a possibilidade de automatizar as coisas. “Não preciso disso, vivi bem sem esses recursos até hoje”. Essa é uma meia verdade. Você pode, sim, ter vivido muito bem sem essas funções, mas por que não testar coisas novas e, quem sabe, descobrir que tudo poderia ser ainda mais fácil?

Quais rotinas automatizadas mudaram a sua vida?

Você consegue se lembrar dos primeiros momentos em que começou a utilizar uma nova tecnologia de automação? Quanto tempo faz e quão importante é ela hoje na sua vida? Faça essa reflexão. Ou ainda: experimente passar um ou dois dias sem esses recursos, a começar pelo smartphone: não tem como!
Tudo tem o seu tempo. Não se trata de ser dependente ou não de tecnologia, mas sim de saber utilizar os recursos que estão disponíveis em cada época. Hoje as possibilidade são essas, mas provavelmente daqui dez anos teremos uma rotina bem diferente. O que será que vai mudar?


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você