Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Controle por voz ou via celular; o que é mais prático?

Controle por voz ou via celular;  o que é mais prático?
Comunidade Casa Inteligente
fev. 15 - 3 min de leitura
000

Os dois modos de interagir com a automação são práticos e têm as suas vantagens, escolha o seu.

Durante muitos anos nos acostumamos a imputar dados em uma máquina via teclado. Com a chegada dos smartphones, aprendemos que as telas sensíveis ao toque também poderiam ser uma opção – ainda que o teclado estivesse por ali de forma virtual.

Porém, nos últimos anos o avanço da tecnologia permitiu que outro método se destacasse e ganhasse cada vez mais adeptos: o controle via comandos de voz. Foi um longo caminho até que as máquinas entendessem o contexto e pudessem executar ações a partir da nossa linguagem natural. 

Hoje, em muitas situações já é possível dizer que busca por voz pode apresentar resultados iguais ou até mesmo melhores que o das funções via teclado. E quando se trata de comandar os seus itens de casa inteligente, qual é a sua escolha?

Praticidade está na multiplicidade de ações

Para que um dispositivo de casa inteligente possa receber comandos de voz ele precisa estar integrado a um sistema. Os mais utilizados na atualidade são o Google Assistente, do Google, e a Alexa, da Amazon, ambos compatíveis com a maioria dos dispositivos inteligentes que existem atualmente no mercado. Eles funcionam como a interface que conversa com os demais eletrônicos e executa as tarefas.

Os comandos “Alexa” e “Hey, Google” já fazem parte da rotina de quem possui um item de casa conectada. É muito mais fácil ligar uma lâmpada apenas pedindo para que ela seja acesa do que pegar o smartphone do bolso e dar o comando. Não que essa segunda ação seja complicada, pelo contrário – tudo é muito mais simples e prático do que uma vida sem automação.


Qual é a sua forma preferida de interagir?

Uma das principais vantagens de utilizar os comandos de voz é a possibilidade de ativar múltiplas tarefas a partir de um único comando. São as chamadas rotinas. Você pode configurar uma rotina em que a luz da sala mude de cor às 18h, e ao mesmo tempo a luz do jardim se acenda. Em paralelo pode ser legal ligar o som para ouvir uma música.

Para isso, basta pedir para a Alexa ou o Google Assistente ativarem uma rotina. 

Com um simples comando de voz uma série de ações é ativada – o que é muito mais fácil do que se você tivesse que habilitar uma por uma, manualmente ou no smartphone.

Ainda que os comandos de voz hoje não sejam a sua preferência, você deveria considerar a ideia de investir um pouco mais de tempo neles para transformar essa forma de uso em hábito. Os dispositivos de áudio, como caixinhas de som do Google e da Amazon, estão a preços cada vez mais acessíveis e as vendas não param de crescer.

Basta um deles na sua casa para que a integração esteja completa. Acredite: a tecnologia de controle via comando de voz ainda tem muito a evoluir, mas no estado em que ela se encontra hoje, certamente já se tornou uma companheira inseparável das soluções de automação.
 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você