[ editar artigo]

Controle por voz ou via celular; o que é mais prático?

Controle por voz ou via celular;  o que é mais prático?

Os dois modos de interagir com a automação são práticos e têm as suas vantagens, escolha o seu.

Durante muitos anos nos acostumamos a imputar dados em uma máquina via teclado. Com a chegada dos smartphones, aprendemos que as telas sensíveis ao toque também poderiam ser uma opção – ainda que o teclado estivesse por ali de forma virtual.

Porém, nos últimos anos o avanço da tecnologia permitiu que outro método se destacasse e ganhasse cada vez mais adeptos: o controle via comandos de voz. Foi um longo caminho até que as máquinas entendessem o contexto e pudessem executar ações a partir da nossa linguagem natural. 

Hoje, em muitas situações já é possível dizer que busca por voz pode apresentar resultados iguais ou até mesmo melhores que o das funções via teclado. E quando se trata de comandar os seus itens de casa inteligente, qual é a sua escolha?

Praticidade está na multiplicidade de ações

Para que um dispositivo de casa inteligente possa receber comandos de voz ele precisa estar integrado a um sistema. Os mais utilizados na atualidade são o Google Assistente, do Google, e a Alexa, da Amazon, ambos compatíveis com a maioria dos dispositivos inteligentes que existem atualmente no mercado. Eles funcionam como a interface que conversa com os demais eletrônicos e executa as tarefas.

Os comandos “Alexa” e “Hey, Google” já fazem parte da rotina de quem possui um item de casa conectada. É muito mais fácil ligar uma lâmpada apenas pedindo para que ela seja acesa do que pegar o smartphone do bolso e dar o comando. Não que essa segunda ação seja complicada, pelo contrário – tudo é muito mais simples e prático do que uma vida sem automação.


Qual é a sua forma preferida de interagir?

Uma das principais vantagens de utilizar os comandos de voz é a possibilidade de ativar múltiplas tarefas a partir de um único comando. São as chamadas rotinas. Você pode configurar uma rotina em que a luz da sala mude de cor às 18h, e ao mesmo tempo a luz do jardim se acenda. Em paralelo pode ser legal ligar o som para ouvir uma música.

Para isso, basta pedir para a Alexa ou o Google Assistente ativarem uma rotina. 

Com um simples comando de voz uma série de ações é ativada – o que é muito mais fácil do que se você tivesse que habilitar uma por uma, manualmente ou no smartphone.

Ainda que os comandos de voz hoje não sejam a sua preferência, você deveria considerar a ideia de investir um pouco mais de tempo neles para transformar essa forma de uso em hábito. Os dispositivos de áudio, como caixinhas de som do Google e da Amazon, estão a preços cada vez mais acessíveis e as vendas não param de crescer.

Basta um deles na sua casa para que a integração esteja completa. Acredite: a tecnologia de controle via comando de voz ainda tem muito a evoluir, mas no estado em que ela se encontra hoje, certamente já se tornou uma companheira inseparável das soluções de automação.
 

Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente Seguir

Somos o perfil oficial da Comunidade Casa Inteligente! Garantimos trazer o melhor conteúdo e ajudar com dicas sobre automação residencial aqui todos os dias. 💡

Ler conteúdo completo
Indicados para você