Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dá para reduzir a conta de luz com automação? Dá sim, veja como

Dá para reduzir a conta de luz com automação? Dá sim, veja como
Comunidade Casa Inteligente
abr. 20 - 3 min de leitura
000

Não é preciso fazer nenhum tipo de racionamento de energia, basta observar seu uso e aplicar soluções mais inteligentes

Desde setembro de 2021, quando o Ministério das Minas e Energia aplicou a bandeira tarifária vermelha, em razão do baixo nível nos reservatórios brasileiros, a conta de energia subiu. São R$ 14,20 de cobrança extra para cada 100 mWh gastos. Portanto, qualquer economia é bem-vinda.

Claro, para economizar energia é preciso rever os seus hábitos de consumo, o que inclui banhos menos demorados, apagar luzes de cômodos que não estão sendo utilizados e evitar deixar eletrônicos ligados quando ninguém os estiver utilizando. Porém, que tal ir além disso e tornar a sua casa inteligente do ponto de vista do consumo de energia?

Automação como solução para reduzir a conta de luz

Sim, os produtos de casa inteligente podem ser o investimento ideal para quem deseja economizar na conta de energia elétrica em médio e longo prazo. E tudo isso se deve ao fato de que eles proporcionam uma forma de uso mais assertiva, que resulta em menos desperdício.

Vamos levar em consideração uma lâmpada inteligente, por exemplo. Quando em uso externo, ela pode ser configurada para se acender e apagar em horários específicos. Algumas pessoas utilizam sensores de luminosidade para ativar lâmpadas, mas isso implica que elas passarão a noite acesas. Com as lâmpadas inteligentes você determina exatamente os horários.

Outro item importante é o smart plugue. Os plugues inteligentes transformam as suas tomadas e permitem que você ative ou desative à distância qualquer eletrônico que esteja ligado na tomada. Por exemplo: sua TV ficou em stand by e você não quer ficar gastando energia? Basta desabilitar a energia via plugue e pronto.

Criação de rotinas é algo que pode mudar sua vida

Além de ligar e desligar eletrônicos e lâmpadas à distância ou programar o horário exato para que isso aconteça, os itens de casa inteligente também se destacam por outra característica: a possibilidade de criar rotinas. As rotinas permitem que você encadeie uma série de ações, poupando tempo e garantindo que nenhuma máquina ligada sem necessidade ficará para trás.

Funciona assim: você pode criar uma rotina na qual às 22h as lâmpadas de fora sejam apagadas, as máquinas da lavanderia e o do escritório sejam desligados e somente os itens do quarto ou da cozinha permaneçam ativos em stand by.

Pense por um instante em quantos eletrônicos você têm nesses cômodos sem uso e calcule a quantidade de energia em “stand by” indo embora todos os dias. Só aí você já pode ter um economia considerável.

Se você combinar essa ação com outras rotinas do dia a dia, o resultado pode ser um impacto financeiro interessante na conta de luz – e tudo isso sem prejudicar a sua rotina de vida, pelo contrário: você ainda vai ganhar tempo, pois uma vez que as rotinas estejam estabelecidas você vai se perguntar como viveu até hoje sem esse tipo de comodidade.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você