[ editar artigo]

Está construindo? Descubra como preparar a obra para receber automação

A automação das casas inteligentes é uma tendência que chegou para ficar, então naturalmente cada vez mais lares brasileiros contarão com essas tecnologias. Se você ainda está construindo sua casa, pode ser que a princípio não esteja tão interessado em instalar dispositivos inteligentes quando ficar pronta, mas é altamente recomendado já pensar nessa possibilidade desde cedo e preparar sua residência para receber esses recursos mais tarde.

É fato que hoje em dia já existem muitos dispositivos smart que não utilizam fios e são de fácil instalação, o que já é uma grande vantagem, pois não existe nenhuma grande adaptação na casa para poder utilizá-los. Contudo, essa preparação ao longo da obra expande consideravelmente a diversidade de dispositivos que podem ser utilizados e ainda dispensa a necessidade de reformas posteriores, então é sempre vantajoso já considerar tudo isso previamente para expandir seu leque de possibilidades.

 

O que é smart home?

O conceito de casa inteligente já não é algo tão inédito assim, mas só nos últimos anos conseguiu se tornar realidade graças aos avanços da tecnologia. As chamadas tecnologias inteligentes são as responsáveis por realizar um processo conhecido como Internet das Coisas, onde diversos dispositivos coletam e trocam informações entre si através da internet.

É exatamente assim que funciona uma smart home. Ao instalar diferentes dispositivos inteligentes na casa e conectá-los à rede Wi-Fi, é possível programá-los para realizar funções simples do cotidiano como ligar ou desligar lâmpadas, controlar eletroeletrônicos, trancar portas e outras coisas básicas, porém úteis. Todos eles podem ser facilmente controlados por uma única central de comando, que geralmente é o nosso smartphone. Através de aplicativos específicos, é possível controlar tudo que for smart de qualquer distância, até mesmo quando não estiver em casa (desde que tudo esteja conectado à internet).

 

Preparando a obra

Agora que você já sabe como uma casa inteligente funciona, provavelmente percebeu que essas tecnologias giram em torno da sua rede doméstica, então é essencial contar com uma boa conexão com a internet para usufruir de todo o potencial de seus dispositivos smart.

Pensar nesse obstáculo desde a obra é essencial, então a melhor solução para evitar complicações no futuro é distribuir no mínimo um cabo de rede por ambiente, já preparando a passagem dos cabos pela alvenaria. Isso facilita a instalação de mais pontos de acesso para o Wi-Fi, assim construindo uma rede maior e garantindo que o sinal seja distribuído por toda a casa. Esses mesmos cabos também podem ser usados para instalar câmeras de segurança e outros dispositivos inteligentes.

Preparar sua sala de TV para receber os melhores sistemas de áudio e vídeo também é uma boa ideia, especialmente porque nesse caso não tem como escapar dos cabos. Um home theater, por exemplo, utiliza cabos ligados a todas as caixas de som do sistema, e elas precisam estar bem distribuídas pelo cômodo para garantir mais qualidade e imersão. Deixar esses lugares já pré-definidos com espaço para passar o cabeamento pela alvenaria é a melhor forma possível de montar sua sala de TV. Lembre-se sempre de separar os cabos de áudio e vídeo com eletrodutos, para evitar que eles se misturem com os fios da energia elétrica.

Avalie bem as suas principais necessidades e como deseja explorar a automação em seu lar. Dessa forma, ficará mais fácil prever as adaptações necessárias que poderão ser realizadas na obra para usufruir de tudo assim que a casa estiver pronta.

Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente Seguir

Somos o perfil oficial da Comunidade Casa Inteligente! Garantimos trazer o melhor conteúdo e ajudar com dicas sobre automação residencial aqui todos os dias. 💡

Ler conteúdo completo
Indicados para você