Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Eu achava que casa inteligente era coisa de rico e me enganei

Eu achava que casa inteligente era coisa de rico e me enganei
Isabelli Vertuan
abr. 22 - 3 min de leitura
000

 É possível adquirir um bom número de itens capazes de transformar completamente a sua rotina de interação com eletrônicos

Quanto é preciso investir para ter uma casa inteligente? Confesso que sempre que via anúncios e vídeos de demonstração eu logo achava que essas soluções não era para mim. “Dá trabalho instalar”, “custa caro” e “mão-de-obra” eram os primeiros pensamentos que me vinham à mente.

Até que ganhei de presente um desses itens e vi como eu estava enganado. E mais: hoje há vários deles que estão na minha rotina de tal forma que não sei se consigo viver sem eles. E o melhor de tudo: eles não custam uma fortuna. Na verdade, com menos de R$ 60 já é possível adquirir uma Smart Lâmpada.

A primeira experiência

Minha porta de entrada no mundo das casas conectadas foi com uma lâmpada inteligente. Logo que vi o produto pensei que teria trabalho na instalação, mas não: ela é igual uma lâmpada qualquer, colocada no bocal tradicional. A diferença é que ela tem conexão Wi-Fi e via aplicativo eu consigo ligá-la e desligá-la, além de mudar até mesmo as suas cores. 

Nos primeiros dias tudo parece brincadeira. Fiquei trocando as cores das luzes e “experimentando” ambientes com tons distintos. Porém, depois que você compreende melhor as possibilidades, com os recursos de programação – as chamadas “rotinas” tudo começa a fazer mais sentido.

Devidamente conquistado por uma lâmpada, fui em busca de outras soluções. Na sequência, me deparei com o Smart Plugue, com ele eu criei o hábito de não deixar aparelhos em stand by consumindo energia,  programando para que fossem desligados no fim do dia.

E quanto custou tudo isso?

Além da Smart Lâmpada e do Smart Plug, também possuo uma Fita Led RGB, e o gasto que tive com esses 3 produtos foi menos de R$ 400.  Com baixo custo, inúmeros recursos e com muita comodidade, posso sim falar que vale muito a pena tornar a casa inteligente.  E o melhor: não precisei gastar com mão de obra, já que não há a necessidade de contratar profissionais para instalação. Eu mesmo conectei tudo e em poucos toques na tela do celular já estava usando.

E tudo isso mudou a minha visão de que “casa inteligente é coisa de rico”. Não é. Casa inteligente são soluções práticas feitas para tornar o nosso dia a dia mais simples e como esses recursos estão muito mais populares hoje eles não custam tanto assim.

E vocês, quanto gastaram para deixar a casa de vocês inteligente?


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você