Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Eu nunca pensei que automatizar as coisas fosse tão simples

Eu nunca pensei que automatizar as coisas fosse tão simples
Comunidade Casa Inteligente
mar. 3 - 3 min de leitura
000

Interfaces dos sistemas de casa inteligente foram criadas pensando na usabilidade e mesmo quem nunca mexeu com esses dispositivos não ficará perdido

As luzes se acendem sozinhas a uma determinada hora do dia. Mudam de cor quando o fim da tarde chega. A máquina de café começa a funcionar assim que você acorda. Câmeras de segurança permitem que você veja em tempo real tudo que se passa na sua residência mesmo quando você não está.

A descrição acima, há alguns anos, só seria possível dentro de um livro ou filme de ficção científica. E mais: ainda que fosse possível ter algo assim em casa, seria pouco provável que uma pessoa sem nenhum conhecimento de programação ou lógicas de automação conseguisse configurar tudo para funcionar perfeitamente.

Viajamos para 2022. Se você quiser montar na sua casa um cenário como o que descrevemos acima não só é possível, como também não será preciso gastar muito. Além disso, você mesmo pode configurar tudo, sem a necessidade de contratar mão de obra especializada.

Bem-vindo à era da automação

As soluções de automação vieram para ficar. Elas são desenvolvidas tendo em mente dois propósitos principais: 

  • oferecer mais conforto e qualidade de vida para os usuários; 
  • proporcionarem uma forma de interação simples e prática mesmo para usuários com pouca experiência de uso.

O que isso significa? Simples: mesmo quem nunca mexeu com algum dispositivo de casa inteligente será perfeitamente capaz de operá-lo. Para isso, basta ter um smartphone em mãos e conexão com a internet. 

Não é necessário fazer obras pela casa

Essa é a melhor parte. Aqueles que nunca experimentaram os benefícios da automação ainda têm muitas dúvidas com relação à instalação dos produtos. Vou precisar quebrar paredes? Vou precisar fazer instalações complexas pela casa? A boa notícia é: nada disso. Tudo o que você precisa é ligar o aparelho na tomada.

Depois, basta conectá-lo à rede local via Wi-Fi, como você já faz com seu celular ou com uma caixinha de som. Por fim, através do aplicativo Positivo Casa Inteligente, transforme o seu celular na interface de controle do produto em questão. Seja uma lâmpada, um smart plugue, um interruptor ou uma câmera de segurança, o processo é exatamente o mesmo.

Faça o teste você mesmo

Comece pelo mais simples: faça o teste com uma lâmpada inteligente. Nesse caso, nem mesmo uma tomada é necessária. Basta conectá-la no mesmo bocal em que já há uma lâmpada atualmente. Sem a integração com o aplicativo ela funciona normalmente, como uma lâmpada comum.

Porém, é quando você ativa o Wi-Fi e a coloca na rede que a situação muda. Por meio do aplicativo Positivo Casa Inteligente você pode controlar quando ela acende ou apaga, a intensidade de brilho e até mesmo mudar as cores. Tudo isso sem precisar ter nenhum trabalho extra, brincando no app como se você estivesse em uma rede social.

Se você está pensando em dar itens de automação para pessoas que nunca utilizaram esses recursos, vá em frente. Além do aprendizado ser rápido, você verá que essas soluções podem acrescentar muita à qualidade de vida das pessoas. Que tal simplificar?

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você