Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Eu sou O Poderoso Chefão!

Eu sou O Poderoso Chefão!
Rodrigo Pereira Nascimento
dez. 3 - 4 min de leitura
000

Quem nunca se imaginou como uma figura poderosa, sentada num trono ou na cabeceira da uma longa mesa, só dando ordens e sendo servido, tipo Marlon Brando em O Poderoso Chefão? Poder e conforto são coisas que nos fascinam, e ainda bem, você não precisa ser um mafioso e nem ator de Hollywood para se sentar no seu sofá e dar ordens ou emitir comandos sem sair do lugar! Você só precisa equipar sua casa com dispositivos inteligentes, wi-fi e ter o seu celular à mão! Como disse no meu outro artigo, são muitas as possibilidades de automação residencial, o nome correto para esse tipo de “instalação”, e para quem quer se aprofundar no assunto existem vários vídeos no Youtube ensinando técnicas e dando ideias, além de artigos aqui mesmo na comunidade. Para quem prefere algo mais profissional e abrangente, existem empresas de automação, que fazem tudo e deixam sua casa pronta para você se sentir o próprio Vito Corleone! Mas meu propósito hoje é falar com você que não quer virar o Professor Pardal ou o Doutor Brown, do filme De Volta para o Futuro, mas quer embarcar nesse mundo sem grandes complicações, ou seja, por onde começar de forma simples?

Que tal com algo corriqueiro como lâmpadas e tomadas e depois partir para um dispositivo de comando de voz, visto que eles custam um pouco mais? Os comandos de voz facilitam a execução, mas sem eles você já consegue controlar os periféricos do próprio celular. Você pode começar adquirindo uma ou mais lâmpadas inteligentes, tudo depende de qual e quantos ambientes você quer poder controlar. Eu, por exemplo, coloquei duas na minha cozinha. Com a lâmpada em mãos, baixe o aplicativo do fabricante. O da Positivo é bem simples de usar, inclusive. Uma dica: coloque a lâmpada num abajur para configurá-la, deixe para colocar no lustre após o procedimento, que é simples, mas isso facilita o processo. O passo a passo da instalação vem no manual do produto e o próprio aplicativo vai te direcionando. Com a lâmpada configurada e instalada, você pode apagá-la e a acendê-la direto do aplicativo. Mudar a cor e deixá-la propícia para o horário e conforto. Se acomodou no sofá e esqueceu a lâmpada da cozinha acessa? Como um “Corleone”, sem precisar se levantar, pelo aplicativo você pode apagá-la. É possível também criar rotinas para acionamento em determinado horário! Tudo ao alcance da mão, só com o celular. Minha segunda sugestão é adquirir uma tomada inteligente. Depois de configurá-la você também pode ligar e desligar qualquer aparelho que você conectar a ela. Agora no Natal, por exemplo, vou ligar as luzes da minha árvore de Natal através de uma, assim posso programar o horário em que ela vai acender e apagar e não vou precisar ficar tirando e colocando o plugue da tomada! Pronto, de forma simples e funcional você dá um toque de modernidade paro seu lar!

O passo seguinte é adquirir uma Echo Dot, a famosa Alexa da Amazon ou um Google Nest Mini, aí é possível, além de “conversar” com esses dispositivos para pedir informações como condições do trânsito, notícias, previsão do tempo, ou pedir que elas contem uma piada, acionar os comandos do aplicativo por voz, basta criar "rotinas", no caso do Google ou "cenas", no caso da Alexa! Um vídeo com passo a passo ajuda nesses casos, parece complicado, mas não é, porém percebam que mesmo sem um aparelho como esse, você já pode se aventurar e experimentar como é legal deixar sua casa mais inteligente e se sentir Poderoso, se sentir um verdadeiro Chefão!

 

Imagens: Paramount Pictures/Divulgação


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você