[ editar artigo]

Interruptor inteligente é só vantagens: entenda como usar esse dispositivo

Interruptor inteligente é só vantagens: entenda como usar esse dispositivo

 

Em vez de adicionar múltiplas lâmpadas, que tal controlar todas elas com um único interruptor

As lâmpadas inteligentes são consideradas a porta de entrada dos consumidores no mundo da automação por diversos motivos. Primeiramente, elas são mais baratas e por essa razão são mais acessíveis a uma parcela maior da população.

Além disso, a instalação é bastante simples, uma vez que o único trabalho que você vai ter é o de trocar uma lâmpada. Claro, depois é preciso pareá-la na sua rede Wi-Fi, mas vamos considerar que você já faz isso várias vezes ao dia com seu celular ou computador, de forma que não será nenhum problema, não é mesmo?

Porém, existe uma outra forma bastante simples de controlar as luzes de casa sem precisar se preocupar. Estamos falando dos interruptores inteligentes.

 

Interruptor inteligente: como ele funciona?

Os interruptores inteligentes têm acionamento manual, como um interruptor convencional. Porém, além disso eles podem ser conectados a uma rede Wi-Fi, o que permite que você ligue e desligue as lâmpadas ou controle a intensidade de brilho delas via smartphone ou até mesmo por comandos de voz.

Claro, aqui há um passo a mais: você vai precisar instalar o interruptor na sua casa. O processo não é diferente da instalação de um interruptor convencional, portanto muitas pessoas com conhecimento básico de eletricista podem fazê-lo. Porém, se você não se sentir seguro, recomendamos que busque a orientação de um profissional, ok?

Depois disso, é só conectar seu novo dispositivo à rede e pronto. Na palma da mão você tem o controle do interruptor do seu cômodo – e via aplicativo você pode adicionar quantos mais desejar. A partir de então é só aproveitar o conforto e a tranquilidade de ter esse recurso extra em suas mãos.

 

Quais as vantagens de ter um item como esse?

Além de poder controlar a iluminação de onde você estiver – mesmo fora da sua residência – você pode ainda comandar até 3 circuitos de iluminação em um só lugar. Seja de forma individual ou utilizando o recurso de cenas – que combina dois ou mais pontos de luz para acendimento simultâneo ou, ainda, permite a programação de ações para ocorrerem em horários específicos.

E mais: não é preciso trocar as suas lâmpadas atuais por lâmpadas novas. Você pode utilizá-las normalmente até o fim da vida útil delas e, posteriormente, substituí-las por lâmpadas inteligentes se assim desejar. Claro, com lâmpadas inteligentes você tem acesso a mais recursos, como a possibilidade de trocar a cor da luz.

Os interruptores inteligentes operam tanto em voltagens 110v quanto 220v, o que torna mais simples a acessibilidade desses itens em qualquer região do país. Quer deixar a sua casa mais moderna sem gastar muito e não está disposto a comprar muitas lâmpadas inteligentes de uma só vez? Experimente então começar com os interruptores inteligentes.

Vale lembrar: eles operam em redes de 2.4 GHz, portanto certifique-se de que o seu roteador é compatível com essa frequência.

 

Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente Seguir

Somos o perfil oficial da Comunidade Casa Inteligente! Garantimos trazer o melhor conteúdo e ajudar com dicas sobre automação residencial aqui todos os dias. 💡

Ler conteúdo completo
Indicados para você