[ editar artigo]

Interruptor inteligente: uma alternativa prática para deixar sua casa smart!

Interruptor inteligente: uma alternativa prática para deixar sua casa smart!

 

Com a popularização de "smart home", acho que dá pra dizer que a coisa mais famosa de todas foi a lâmpada inteligente. Ela é prática, pois se encaixa em qualquer soquete de lâmpada comum, o efeito é mega interessante, principalmente quando a lâmpada é RGB e ao longo dos anos ela foi ficando cada vez mais barata e acessível, conquistando inúmeros cômodos de casas pelo mundo. 

Por todos esses motivos, muitas pessoas acabam focando o seu projeto de casa inteligente APENAS em lâmpadas inteligentes, e o que antes era algo prático e barato acaba não funcionando tão bem em determinadas situações. E se a luz do seu apartamento tem um painel de led embutido? E se você não tiver mais soquetes de lâmpada padrão na sua casa? Uma alternativa que pode ser útil para você é o interruptor inteligente. 

Interruptor inteligente Sonoff.

Ao invés de trocar a iluminação da sua casa, você usa as lâmpadas inteligentes em ocasiões que fazem sentido, e o restante da casa você pode usar o interruptor inteligente, que transforma qualquer luz em luz inteligente. 

O ponto positivo desse produto é que você pode deixar o seu painel de led embutido inteligente, ou aquele spot de luz que está ótimo do jeito que está, porém ficaria melhor sendo controlado por um app ou comandos de voz. 

Se você entende sobre elétrica, pode ler o manual e fazer a instalação sozinho, porém eu recomendo que você chame um profissional capacitado para isso. Eu mesmo achei que conseguia, mas preferi não arriscar! 

Depois de instalado, o aplicativo se conecta com Alexa e Google Home, e trás várias opções de configuração. Uma situação que eu achei bem interessante é que esse interruptor torna possível deixar uma lâmpada inteligente sempre ligada, pois sabemos que essas lâmpadas só funcionam quando o interruptor está ligado. No app, é possível configurar todos os interruptores individualmente, criando cenas e, posteriormente, controlando-as com voz. 

Existem várias marcas e modelos, vale pesquisar e entender qual funciona melhor para o seu projeto. Os que comprei são da Sonoff. E aí, já conheciam os interruptores inteligentes? Acham que faz sentido no projeto de vocês? Deixa nos comentários!

Comunidade Casa Inteligente
Ler conteúdo completo
Indicados para você