Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Iluminação: lâmpadas smart ou com sensor de presença? 5 pontos para te ajudar a escolher

Iluminação: lâmpadas smart ou com sensor de presença? 5 pontos para te ajudar a escolher
Luana Galdino
nov. 26 - 5 min de leitura
010

Olá, comunidade! Meu primeiro post aqui! Estou muito animada pra trocar com vocês e compartilhar minhas impressões sobre essa pesquisa!

Me mudei há pouco tempo e, depois da tempestade, que é a mudança, chegou a bonança: deixar a casa nova do meu jeito. Iluminação é um ponto muito importante para mim! É sobre meu conforto e praticidade, então gastei algum tempo pesquisando alternativas com bom custo- benefício, e, tratando-se de energia elétrica, economia tanto para o meio ambiente quanto para o meu bolso.

Antes de prosseguir vale a pena compartilhar uma particularidade a: eu raramente uso as lâmpadas de teto, prefiro luz indireta então tenho luminárias na sala, quartos, na mesa de trabalho e até iluminando a mesa da cozinha, mas é indiscutível que na cozinha e no banheiro, especialmente, precisam de iluminação abundante e bastante potente. Seria ótimo entrar com compras e contar com acendimento automático, facilitaria e economizaria muito n o banheiro também. Então pesquisei sobre as possibilidades, e bora pros 5 pontos importantes pra definir a escolha entre sensor de presença e lâmpada smart wi-fi:

1) Considere sua rotina e conforto: 

Li um tweet sobre como é horrível usar um banheiro à noite com lâmpada de sensor de movimento/presença, nos levando à condição de nos sentir regendo uma orquestra no toillet. Ninguém quer isso. Todo mundo quer sair da cama e acender a luz do banheiro já no caminho. A luz do banheiro acesa já ilumina o trajeto, espanta os vultos e só alegria! Então banheiro é melhor uma lâmpada smart, certo? Além disso, pensando em outros ambientes também (e até numa cromoterapia no banho) existem lâmpadas smart com ajuste de intensidade e cor. Não precisa daquele baque da luz branca do banheiro de madruga, que pode atrapalhar o sono, nem se aventurar no escuro.

2) Autonomia e acessibilidade!

Sensores de movimento das lâmpadas desativam o interruptor, ou seja, precisam do movimento sob o sensor para que a luz acenda, a não ser que você desative o sensor manualmente, na lâmpada, as lâmpadas smart não sofrem interferência disso. Você pode utiliza-las da maneira convencional, pelo interruptor, ou do jeito smart: pelo smartphone, por comando de voz, assistentes virtuais tipo Alexa... Todas as pessoas, familiarizadas ou não com os novas tecnologias, obtém facilidades, inclusive se isso significar manter o jeito convencionar de acender a luz. A lâmpada smart acaba adicionando mais funcionalidade e acesso, sem perder a função tradicional, que todos já estão habituados.

3) Conectividade

Pois é, lâmpadas com sensor de presença/movimento não precisam de nenhuma conexão, apenas a do ponto de luz, as lâmpadas smart precisam do wi-fi. Se não tiver wi-fi elas funcionarão do modo convencional, mas sem funções especiais. Existem lâmpadas smart sem wi- fi, mas minha pesquisa dá preferencia às que possuem por serem mais práticas. Entretanto, ainda sobre conexões, as lâmpadas smart se conectam direto no wi-fi, e podem em vários smartphones. Toda família ter o "controle" da lâmpada.

4) Automação

Graças ao wi-fi, algumas lâmpadas smart possibilitam programar acendimento e apagamento, as com sensor de movimento não. As smart contam com várias outras funções e ajustes, dependendo do modelo e aas com sensor de presença são acionadas pela presença e desligam automaticamente em algum tempo, só... Já deu pra perceber pra qual lado estou pendendo, né? rs

5) Agora é que são elas: preço e instalação!

Lâmpadas com sensor de movimento custam em média R$60,00, aí é só instalar. Já lâmpadas smart, as da linha Casa Inteligente da Positivo por exemplo, vi que preciso comprar um bocal wi-fi e a lâmpada, então,  o "kit  instalação" por conta do bocal fica em torno de R$170,00.

Não precisa de mão de obra especializada para instalar nenhuma delas! a com sensor de presença é só instalar no bocal e o bocal wi- fi da smart encaixa no bocal convencional, aí é só encaixar a lâmpada e voilá! Simples como trocar uma lâmpada comum e isso me surpreendu muito!

Toda configuração e automação da lâmpada smart é muito simples, pelo smartphone mesmo, e a conexão, como disse antes, via wi- fi.

Bom, minhas considerações finais são: 

O item 1 e 2 são determinantes. E o custo benefício de uma lâmpada smart wi-fi pra mim é excelente! Eu acredito também que seja, além de uma questão de economia e até de estilo, uma alternativa muito interessante para quem tem crianças e para pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção, então fica como sugestão aí.

Eu estou curtindo bastante a ideia de uma smart lâmpada, viu? Alguém já tem? Investiriam?

  


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você