Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Minha Cafeteria Inteligente

Minha Cafeteria Inteligente
Bruno Argenton
abr. 25 - 4 min de leitura
070

Existem muitas vantagens nas rotinas, automações e cenas em nossas casas, mas já tentou colocar isso para funcionar em um ambiente comercial? Hoje vou contar um pouco da minha jornada instalando dispositivos e criando rotinas para facilitar as operações e aumentar a produtividade da minha Cafeteria.

O mundo do café apresenta uma complexidade imensa de sabores, métodos e receitas. Muitos já ouviram as histórias de como um simples grão verde se torna um delicioso cappuccino através do valor que é agregado em cada etapa, desde a seleção do grão, passando pela torra, e pelas habilidosas mãos de um Barista, profissional que atua no preparo do drink, seja ele quente ou gelado.

Falando nisso, que papel importante tem o Barista! Foi por isso que contratei logo os melhores. Nossos Baristas são experientes, carismáticos e perfeccionistas. Remunerando de acordo com o alto nível técnico exigido, pensei logo em como automatizar algumas etapas para maximizar a disponibilidade deles na casa.

Controle de Iluminação:

Tenho no ambiente de 60m² um total de:

  • 37 lâmpadas spot
  • 8 painéis LED
  • 3 barras LED
  • 3 fitas LED
  • 1 letreiro em Neon interno
  • 1 Letreiro luminoso Externo

Tudo isso dividido em 9 circuitos de iluminação. Apagar e acender os circuitos conforme os horários do dia todos os dias ficou fácil com a utilização de Interruptores Inteligentes da Positivo. Por exemplo, o Letreiro Externo foi programado para acender automaticamente apenas das 18h as 21h, e assim aproveitar a visibilidade no horário de alto fluxo na rua.

Automatização de TVs:

No ambiente, existem 3 televisões que exibem vídeos dos produtos do cardápio. Foi muito simples criar uma Automação pelo aplicativo Positivo Casa Inteligente utilizando um Smart Controle Universal que através de uma sequência de comandos liga as TVs e seleciona o vídeo correto a ser exibido.

Inicialização da Máquina de Espresso:

Uma característica das máquinas profissionais de Café Espresso é que elas precisam de alguns minutos para pressurizar e aquecer antes do trabalho começar. Para isso foi utilizado um Smart Plug Max Wifi para ligar a máquina de café todos os dias em um horário determinado e reduzir o tempo de espera do Barista.

Operação controlada por voz:

As operações de iniciar TVs e ligar as luzes acontecem todas por controle de voz. Temos duas rotinas simples, uma para a hora de chegar e outra para a hora de sair:

- Alexa, bom dia!

  • Smart Interruptores: Ligar os 7 circuitos principais de iluminação
  • Smart Controle Universal: Ligar TV, Acionar botão USB, selecionar VIDEO, Play

- Alexa, boa noite!

  • Desliga TVs, cafeteira, interruptor, ventilador, exaustor e todo o resto.

Além de que outros dispositivos como geladeiras, expositores, ventilador e, obviamente a música ambiente podem ser controladas através da Alexa. Os Baristas se divertem. Uma simples frase como: -"Alexa, toca um Jazz" dá um toque todo especial ao ambiente. 

Economia de Energia:

Exaustores, ventilador, forno, vitrines expositoras para salgados, freezers e geladeiras são grandes ofensores da conta de energia elétrica. Com Smart Plugs WiFi também é possível ter na palma da mão o monitoramento do consumo, e em alguns casos realizar o desligamento programado para gerar economia.

Facilidade no Monitoramento:

Por fim, a conveniência do monitoramento do ambiente através da Smart Câmeras WiFi ajuda muito na gestão do negócio. O recurso de detecção de movimento é muito utilizado, pois me sinto seguro sabendo que recebo notificações no caso de detecção de movimento em horários que o estabelecimento está fechado. Além disso, como tenho outras atividades profissionais e não posso estar sempre no local, consigo monitorar remotamente o andamento das atividades diárias.

E os resultados? Se você é empresário e/ou gosta de números, com 1 ano de operação o aumento na produtividade foi evidente! Tarefas como ligar a máquina de café, acender e apagar as luzes, além de selecionar vídeos nas televisões podem concentrar até 3 horas semanais de atividades do Barista. A facilidade de monitoramento do processo através das Câmeras no App da Positivo e uma maior consciência no consumo e nos custos de energia também ajudam muito na gestão.

Muita gente me pergunta quanto ao pareamento, estabilidade e funcionamento dos produtos no longo prazo e uso intensivo. Nunca enfrentei nenhuma defeito ou problema, nem mesmo desconexão ou perda de configuração. O aplicativo da Positivo Casa Inteligente é uma ótima solução quando se trata em disponibilidade e atende muito bem este ambiente.

Quer saber mais? Vem tomar um café especial aqui na @lojagocoffee_batel! Av. Sete de Setembro, 4087. Curitiba/PR.


Denunciar publicação
    070

    Indicados para você