Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que são rotinas de automação e como criar uma?

O que são rotinas de automação e como criar uma?
Antonia Bertoli Miraglia
abr. 15 - 3 min de leitura
010

Deixe que os produtos de casa inteligente façam o trabalho repetitivo para você

Todos nós temos uma rotina em nossas vidas. Acordar em um determinado horário, escovar os dentes, fazer as refeições, trabalhar... Cada um sabe qual é a melhor maneira de gerenciar as 24 horas do dia, não é mesmo?

Porém, dentro dessa rotina, há também aquelas ações que fazemos no piloto automático e nem nos damos conta mais. Acender e apagar as luzes é uma delas. Tirar eletrônicos da tomada é outra. Porém, por mais que você não perceba, nenhuma delas precisa continuar sendo parte da sua rotina, sendo possível salvar minutos preciosos da sua vida para outras tarefas.

Criando rotinas com o seu dispositivo

Para simplificar a vida de todos nós, os dispositivos inteligentes contam com recursos que permitem criar rotinas, ou seja, ações padrão que serão executadas em um determinado horário, ou a partir de uma outra ação.

Por exemplo: sempre que for 19 horas, então acenda as luzes da garagem. Ou, ainda, sempre que eu abrir o portão pelo controle remoto, então desligue o alarme e acenda as luzes do corredor. Você pode encadear quantas ações quiser, combinando inúmeros dispositivos, mas mesmo as rotinas mais simples têm lugar no aplicativo.

E para aqueles que utilizam assistentes virtuais que reconhecem comandos de voz, como os dispositivos Alexa da Amazon, ou caixas de som do Google, é possível até mesmo executar uma rotina via comando de voz. Mais fácil impossível, não é mesmo?

Veja como é simples criar uma rotina de automação.

Passo a passo: como criar uma rotina de automação

Para esse passo a passo, tomamos como base o aplicativo Alexa, uma vez que os dispositivos Echo, da Amazon, estão entre os mais usados por aqueles que criam rotinas de automação. Porém, é possível usar ainda o Google Assistente. O passo a passo é similar e tomar esse como base também será útil.

  1. No aplicativo da Alexa, clique no menu “Mais”, na aba inferior da tela;
  2. Ao abrir a lista de opções, selecione “Rotinas”;
  3. Clique no sinal de mais (+) na parte superior da tela para criar uma rotina;
  4. Aqui será possível definir o nome da rotina, os horários e a ação. Comece pelo nome clicando no +, digitando o título desejado e depois clicando em “Avançar” na parte superior da tela;
  5. Na próxima opção, intitulada “Quando isto acontecer”, você definirá os dias e os horários que a Alexa deverá desempenhar suas ações. Ao finalizar, clique em “Avançar”;
  6. Na última opção, “Adicionar ação”, você poderá definir que tipo de ação a Alexa fará no horário programado. A lista é grande e inclui falas, data, hora, músicas, notícias e diversas outras opções. Basta selecionar o que deseja e pronto, sua rotina está criada. Caso queira adicionar um comando de voz específico, selecione a primeira opção, “Personalizar”.

E aí, quais são as rotinas que vocês já criaram em casa? Conte aqui nos comentários e dê dicas do que é possível fazer com os dispositivos de casa inteligente.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você