Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Quais são os dispositivos inteligentes que eu uso na cozinha?

Quais são os dispositivos inteligentes que eu uso na  cozinha?
Ágata Tayse Pienta
abr. 19 - 3 min de leitura
000

Quando se fala em casa inteligente, quais são os primeiros itens que vêm à sua lembrança? Para muitas pessoas, a imagem de uma conversa com uma assistente pessoal e luzes sendo acesas automaticamente representam o máximo dessa experiência.

Aqui na minha casa, devo dizer que fiquei “viciado” em explorar possibilidades de automação em todos os cômodos da casa. Além da sala, da garagem e do quarto, também investi nas possibilidades de automação da cozinha – e olhe só, há muitas alternativas de automação nesse cômodo.

O que você pode automatizar na cozinha:

Os eletrodomésticos são a “bola da vez” quando se trata de novas tecnologias. Geladeiras, fornos micro-ondas, fornos elétricos e fogões vêm ganhando recursos que permitem integrá-los com smartphones. O resultado é a possibilidade de controlar esses eletrodomésticos com um simples toque na tela do celular.

Porém, há um impeditivo: os eletrodomésticos mais tecnológicos ainda são caros e poucos têm acesso a eles. A boa notícia é que dá para modernizar a cozinha sem precisar gastar muito. Foi exatamente o que eu fiz com alguns poucos itens de casa inteligente.

Começando pelas lâmpadas inteligentes, é claro. Posso apagar e acender as luzes á distância, o que já é uma grande vantagem. Quem nunca saiu da cozinha com as mãos ocupadas com pratos e não pode apagar a luz, tendo que voltar depois? Quem nunca saiu da cozinha e deixou as luzes acesas?

Esse problema foi facilmente resolvido com a criação de rotinas. Em determinados horários, ela está programada para desligar depois de alguns minutos acesa – e nunca mais tive problema em acordar pela manhã e descobrir que as lâmpadas passaram a noite acesas.

Outro item que se tornou essencial é o smart plug. Minha cafeteira não tem nenhum recurso de inteligência – tenho que ligá-la e desligá-la manualmente. Via smart plug eu pude estabelecer uma rotina: todo dia pela manhã, às 7h30, ela liga e começa a preparar o café. É simples assim. Quando acordo, alguns minutos depois, o café está pronto, quentinho.

Eu poderia ainda adicionar um smart plug à torradeira e teria torradas quentinhas no mesmo horário. Está nos planos. Para finalizar, quis dar um toque retrô e romântico à mesa onde faço minhas refeições. Para isso, incluí uma Smart Lâmpada Retrô na parede, como se fosse uma espécie de luminária.

O resultado de tudo isso é um ambiente aconchegante e prático, sem que eu tenha precisado investir muito. Não houve nenhuma despesa com mão de obra e eu mesmo fiz todas as instalações – é tudo muito simples, não tem segredo.

Minha próxima aquisição será um dispositivo com tela, que me permita ver receitas quando eu estiver próxima do fogão – isso sem falar nos recursos de áudio da Alexa que já utilizo para ouvir música enquanto estou cozinhando. Dá pra fazer muita coisa sem precisar gastar tanto.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você