Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Smart Home - planejar é fundamental

Smart Home - planejar é fundamental
Luiz Antônio Moura de Moura
dez. 20 - 3 min de leitura
010

Hoje é possível ver a febre que a automação residencial vem se tornando, muito pela entrada no mercado nacional das chamadas assistentes virtuais, mas também pelos milhares de dispositivos IoT (Internet of Things ou internet das coisas).

É de se esperar que a pessoa fique encantada ao primeiro contato com uma automação residencial, que ora estava restrita as indústrias e graças a alguns fatores como acesso a tecnologia de sensores de baixo custo e baixa potência, conectividade, plataforma de computação em nuvem, inteligência artificial, entre outros, pode torná-la acessível nos dias de hoje.

É claro que isto depende muito do bolso de cada pessoa e seus desejos, mas uma coisa é muito importante antes de sair comprando dispositivos inteligentes feito “louco” para automação residencial, planejar e detalhar o que necessita ser automatizado, de que forma deseja o retorno desta automação e se ela agrega algum valor a sua rotina ou trará um retorno de tempo ou até financeiro, mesmo que pequeno, se faz muito necessário.

Para quem está iniciando um projeto de uma casa nova, é muito importante estudar bem a planta para posicionamento de tomadas e interruptores, pontos de iluminação, quadro interno de distribuição grande para possível instalação dos dispositivos inteligentes, quem sabe a instalação individual para rede cabeada ajuda muito para distribuição de sinal no futuro.

Para quem já tem uma casa pronta é importante verificar bem a condição de rede elétrica, verificar se ainda não possui instalação antigas ou mal instaladas, verificar as condições das caixas de passagem, analisar todo circuito elétrico da casa ajuda muito neste início do processo.

Como disse anteriormente, planejar o que deseja automatizar e qual o retorno é muito importante, já vi caso em que a pessoa colocou um disjuntor inteligente e quando foi viajar ele desligou este disjuntor de dentro de seu carro ao sair. Ele só esqueceu que, a geladeira também desligava pois estava ligada na mesma rede, resultado: 16 dias que retornou de viajem teve que comprar outra geladeira pois a outra não tinha condições de ser recuperada devido aos alimentos estragados dentro dela.

Porém existem casos muito positivos como por exemplo, um plug de tomada de 55 reais me fez perceber o desperdício de energia de manter uma geladeira na mesma temperatura durante as estações do ano, apenas observando o consumo energético é possível ajustar a temperatura conforme o consumo aumenta.

Outro dia vi uma pessoa falando mal de um ótimo dispositivo, falou que o dispositivo era isto e aquilo, pois bem, eu intervi e falei que ele estava errado. Que aquele dispositivo foi pensado para pessoas com alguma deficiência, principalmente para pessoal mudas ou com problemas de fala e pessoas idosas. Um dispositivo simples, com funções simples, mas de grande utilidade para este grupo de indivíduos. Um botão inteligente é algo que ninguém dá valor, mas acreditem, para estas pessoas, é a entrada para o mundo maravilhoso da automação

Portanto, se deseja entrar neste “mundo sem volta e viciante”, faça um bom planejamento, observe seus desejos, suas ideias, suas necessidades.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você