[ editar artigo]

Você já viu economia na conta de luz depois que passou a usar dispositivos inteligentes?

Você já viu economia na conta de luz depois que passou a usar dispositivos inteligentes?

Além de simplificar a nossa vida, a automação pode ainda ter um papel representativo na redução do consumo de energia.

De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 2021 o aumento médio no custo da energia elétrica foi de 25%. Em 2022 esse índice não deverá ser muito diferente, com a previsão chegando aos 21%.

Não é nenhum segredo para ninguém que economizar na conta de luz é algo cada vez mais necessário, não apenas pelo custo, mas também como uma forma de ajudar o planeta preservando recursos. Entre as muitas alternativas disponíveis para reduzir esse consumo, uma delas é a automação.

Desde que passou a utilizar dispositivos como esses, você já percebeu alguma redução na conta de energia?

 

Criando a rotina de economizar

Por meio dos aplicativos Positivo Casa Inteligente, Alexa e Google Assistente você pode estabelecer rotinas vinculadas aos seus equipamentos eletrônicos, reduzindo o desperdício de energia em momentos de ociosidade. Por exemplo, que tal programar as luzes para serem desligadas no início da manhã, logo que o sol nasce? Ou, ainda, que tal utilizar um smart plug para desligar o ventilador no meio da noite sem precisar se levantar?

Essas e outras opções estão ao seu alcance quando os produtos inteligentes passam a fazer parte do seu dia a dia. O impacto na conta de luz vem com muita naturalidade. E o melhor de tudo: essas ações não têm impacto no seu estilo de vida. Em outras palavras, não se trata de deixar de usar um eletrônico para economizar, mas sim de fazer um uso consciente.

Lâmpadas LED são mais eficientes

As lâmpadas da Positivo Casa Inteligente utilizam a tecnologia LED, que é muito mais eficiente do que os modelos convencionais. Para se ter uma ideia, uma lâmpada LED com 10W produz quase a mesma iluminação do que um modelo convencional de 60W (lâmpada incandescente). 

Outro local em que o consumo de energia se sobressai e muitas vezes nem nos damos conta é quando deixamos eletrônicos e eletrodomésticos em stand by. Eles podem ser considerados “vilões silenciosos” da conta de luz: não parece, mas eles estão sempre ali consumindo alguns centavos do seu orçamento.

Vale lembrar ainda que aparelhos mais antigos tendem a ter um consumo de energia maior. No passado, a eficiência energética não era uma preocupação dos fabricantes e, em razão disso, ainda temos muitos modelos que são considerados “gastões” hoje em dia.

Eficiência é palavra-chave com a automação

Por fim, é importante ressaltar que eficiência é uma palavra-chave quando se fala de automação. Uma residência com rotinas bem configuradas se torna menos dispendiosa do ponto de vista energético. 

E não é só isso. Um dos propósitos da automação é também o de tornar a sua vida mais fácil. Sendo assim, só o tempo que você ganha ao não precisar se preocupar em acender e apagar luzes ou mesmo de verificar se alguns eletrônicos foram desligados já faz com que você ganhe alguns minutos preciosos todos os dias.

Investir em você para ter mais tempo disponível para o seu lazer é algo que sem dúvida vale ouro.

Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente Seguir

Somos o perfil oficial da Comunidade Casa Inteligente! Garantimos trazer o melhor conteúdo e ajudar com dicas sobre automação residencial aqui todos os dias. 💡

Ler conteúdo completo
Indicados para você